Os inquéritos foram encaminhados à Polícia Civil que está investigando os candidatos
A Polícia Civil está investigando três candidatos a vereador de Flores da Cunha por possível favorecimento financeiro a terceiros. Ambos concorrem nas eleições de 15 de novembro. As denúncias foram recebidas pela Promotoria de Justiça, com indícios de prova, sendo eles imagens e gravações.
De acordo com o promotor Stéfano Lobato Kaltbach, as denúncias tratam “não necessariamente de compra de votos, mas de um favorecimento financeiro”, o que segundo ele, também configura crime. Se houver confirmação dos fatos, os candidatos devem ser punidos legalmente.
Stéfano afirmou ainda que cabe agora à autoridade policial, no caso o delegado Rodrigo Duarte, titular da Delegacia de Polícia de Flores da Cunha, dar andamento ao processo de averiguação, a partir das provas previamente recebidas.
Duarte, inclusive, já ouviu testemunhas, que devem ajudar a elucidar o caso. O delegado disse que “um dos inquéritos está praticamente encerrado. Aparentemente a denúncia não se confirmou. Os outros dois estão em trâmite inicial”, afirma Rodrigo. Os nomes dos candidatos não podem ser divulgados por conta da lei de abuso de autoridade.
O trâmite jurídico deve prosseguir posteriormente ao encerramento do inquérito. O promotor Kaltbach recebe as informações da investigação e decide pelo prosseguimento da denúncia. “Depois, se for o caso, eu entro com uma ação de investigação judicial eleitoral por eventual abuso do poder econômico”, afirma Stéfano.