Agricultores estão fazendo o raleio nos pomares
Com o clima favorável e o auxílio de novas tecnologias, agricultores de Antônio Prado e região devem colher uma supersafra de frutas de caroço.
De acordo com levantamento da EMATER, a perspectiva de produção em Antônio Prado para o pêssego é de 17 mil toneladas, ameixa 12,5 mil toneladas e nectarina mil toneladas. Um aumento de 50% em relação ao ano passado.
Conforme o técnico agrícola da EMATER de Antônio Prado, Neudi Balancelli, a safra está dentro da normalidade, “Tivemos geadas fortes, mas após as perdas do último ano a maioria dos produtores instalaram anti-geada e não tiveram perdas na produção”, explica. Com exceção do pêssego do cedo, alguns produtores não tinham proteção para a geada e acabaram perdendo parte da produção.
Se o clima continuar favorável, nesse período com chuvas dentro da normalidade, a supersafra estará confirmada. Até o Natal, cerca de 90% das frutas já terão sido colhidas.
Agricultores estão finalizando o raleio das frutas, que é a retirada do excesso das plantas. “Caso o produtor deixe todas as frutas, a planta sofre e produz frutas de baixa qualidade”, explica Balancelli. Conforme imagem enviada por ele, a fruta em destaque é a ameixa, com galho carregado e imagens do chão após feito o raleio.
Segundo Balancelli, o problema da abundância da fruta é que conforme regra natural de mercado, quanto mais ofertas, menor o preço.
Ronei Marcilio com informações e imagens da EMATER