Com 36 anos de história, a cooperativa está presente em 28 municípios, entre Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e região metropolitana do Espírito Santo
A Sicredi Serrana conquistou um marco importante neste primeiro semestre de 2022, atingindo a marca de 150 mil associados. Nos últimos oito meses, a cooperativa passou a fazer parte da vida de 10 mil novos associados, representando aumento de 7,14% para o período.
A trajetória da Serrana iniciou em 1985, com 25 associados da Cooperativa Santa Clara. Entre os sócios-fundadores, está Aristides Colombo, que representa a memória viva da cooperativa. “O começo foi difícil, tímido, com números que comprovam isso. Só dez anos após a fundação, conquistamos 1100 associados. Como andamos por caminhos desconhecidos, demos passos seguros, com os pés no chão”, recorda Colombo.
Quando passado e presente se unem, a essência do cooperativismo fica em evidência. A associada de número 150 mil é de Garibaldi e ainda não fala. A pequena Verônica Dalcin, filha da colaboradora Luisana Debiasi e de Jonas Dalcin, nasceu no dia 20 de maio. Antes mesmo de completar um mês de vida, ela já faz parte da cooperativa. “Quando inauguramos a agência na Buarque de Macedo, uma das primeiras contas abertas foi a da minha mãe. Agora, a Verônica fazendo parte dessa história, me deixa novamente emocionada”, lembra Luisana.
Para o presidente da Sicredi Serrana, Marcos André Balbinot, o crescimento representa a confiança no potencial que a comunidade deposita na Serrana. “Estamos surpresos e muito felizes, especialmente por alcançarmos esse número da forma mais plena, com o próprio associado indicando e trazendo novos associados”, destaca.
Com 36 anos de história, a Sicredi Serrana está presente em 28 municípios, entre Serra Gaúcha e Vale do Caí, no Rio Grande do Sul, e região metropolitana do Espírito Santo. Para 2022, segue em seu projeto de expansão com a construção da quinta agência em Bento Gonçalves e de mais uma agência no município de Serra (ES).