Domingos Velho Lopes tem visitado departamentos e instituições ligadas à pasta
A Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Sul (Ceasa), empresa vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), recebeu nesta terça-feira (12), o secretário Domingos Velho Lopes, que tem visitado departamentos e instituições ligadas à pasta. Abastecida por 232 municípios gaúchos e 570 cidades de todo o país, a Ceasa comercializou, em 2021, 605 mil toneladas de alimentos, movimentando o recorde de R$ 1,8 bilhão e fechando o exercício com o maior lucro da história (R$ 1,109 milhão).
De acordo com o diretor-presidente da empresa, Ailton dos Santos Machado, foram apresentados ao secretário os relatórios de gestão dos últimos anos. Ele ainda conheceu a estrutura da Ceasa e seus funcionários. Eles percorreram o Pavilhão de Produtores, abastecido exclusivamente por hortifrutigranjeiros colhidos no Rio Grande do Sul. Segundo Machado, nos dias de maior movimento (terças e quintas-feiras), a Ceasa chega a receber 25 mil pessoas entre consumidores, varejistas, produtores, transportadores e prestadores de serviço.
O titular da empresa informou ainda que dois programas da Ceasa se tornaram, nos últimos anos, referência para o país. Um deles é o Grupo de Trabalho Alimento Seguro, criado em 2017 em parceria com diversas entidades e órgãos públicos, para monitorar o uso correto de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros comercializados na Ceasa. Até 250 amostras de produtos têm sido coletadas anualmente nos pavilhões da empresa para o envio às análises laboratoriais, a fim de manter controle e verificar a segurança e dos alimentos para o consumo. Graças ao trabalho de orientação da cadeia produtiva feito pelos técnicos da Ceasa, com apoio da Seapdr e Emater/RS-Ascar, a incidência de resíduos de defensivos químicos em frutas, verduras e legumes vem caindo ano a ano. Baixou de 39% em 2018 para 34% (2019), 28% (2020) e 19% (2021). Nos próximos dias, a Ceasa irá divulgar os resultados completos do monitoramento feito ao longo de 2021.
O secretário da Agricultura apontou a importância dos programas mantidos pela Ceasa e comentou que desempenhará sua gestão com foco na valorização do quadro de servidores, da pesquisa e área técnica. “Sou do diálogo, da técnica e da ciência. Temos que trabalhar para termos no setor agropecuário renda, sustentabilidade, conservação do meio ambiente e desenvolvimento social”, acrescentou Lopes.