Município segue aguardando a definição sobre a distribuição do imunizante
Nesta sexta-feira (15), a Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado divulgou comunicado sobre a vacinação da Covid-19. Nesta sexta, às 23h, o avião da empresa aérea Azul parte de Recife com destino à Mumbai, na Índia, onde serão buscadas duas milhões de doses da vacina.
Conforme o comunicado, “de acordo com as informações que estão circulando na mídia referente à vacinação da Covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado vem informar a população que todas as providências e esforços estão sendo tomadas dentro da competência. Porém, até o momento, não dispomos de informações técnicas do Ministério da Saúde sobre a normatização da aplicação da vacina à população, definição sobre data de chegada e/ou quantitativos a serem recebidos nesta primeira entrega. Sendo assim, nesse momento em que recebermos estas informações de forma oficial, divulgaremos de forma ampla à toda população”.
No Rio Grande do Sul, as doses da vacina devem chegar por meio do Aeroporto Internacional de Porto Alegre e então serem destinadas ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). De lá, as doses seriam dividias e partiriam para as coordenadorias regionais de saúde, responsáveis por enviar os lotes do imunizante aos municípios.
Em relação às agulhas e seringas, a SES terminou 2020 com um estoque de 4,5 milhões de seringas, e foram adquiridas, por registro de preços, mais 10 milhões de seringas agulhadas. A entrega desses insumos aos municípios será escalonada e integrada com a distribuição da vacina.
De acordo com o Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários para a campanha são profissionais na linha de frente em contato direto com o vírus, como pessoas que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), centros de triagem e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); idosos em lares de longa permanência; idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos); indígenas e quilombolas. A estimativa é que cerca de 1 milhão de pessoas façam parte dessas populações.
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Luiz Augusto Filipini com informações da Secretaria Municipal da Saúde de Antônio Prado