A UBS Centro passa a atender em horário estendido das 17h30min às 21h
Devido o grande aumento de atendimento de pacientes com sintomas gripais no hospital São José a Secretaria da Saúde optou por estender o horário de atendimento da UBS Centro. Segundo a secretária da saúde Jordana Serafim e o prefeito Roberto Dalle Molle, a demanda triplicou nos últimos dias, tanto nas UBSs como no hospital. Mediante esse quadro, o Executivo municipal optou por oferecer mais 43 horas de atendimento médico, dividido no horário estendido das 17h30min às 21h, somente na UBS Centro, de segunda-feira a sexta-feira.
A campanha de conscientização da população de quais moléstias podem ser atendidas nas UBSs e quais devem ser atendidas no hospital. Atendimentos de urgência e emergência a população deve procurar o hospital e os atendimentos eletivos de baixa complexidade podem ser feitos nas UBSs.
Com essas medidas de separação de atendimento a Secretaria da Saúde acredita que ira ajudar a diminuir as filas de atendimento no hospital, para isso é preciso a conscientização da população “É de fundamental importância que a população procure seguir os atendimentos conforme colocado, pois 70% dos atendimentos do hospital são de pessoas que poderiam ser atendidos na UBS”, diz Dalle Molle. Ainda segundo o prefeito a população tem que mudar a cultura de procurar o hospital por qualquer pequeno sintoma. “Imagina, de 100 pessoas que estão no hospital 70 poderiam estar na UBS”, complemente.