Foram realizados mais de 90 serviços nos distritos de Criúva, Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí
Equipes da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) vêm trabalhando para reduzir os efeitos da estiagem no interior de Caxias do Sul. Nas últimas semanas, os servidores têm atuado na proteção de fontes e na limpeza de bebedouros para matar a sede dos animais. Ao todo foram mais de 90 ações nos distritos de Criúva, Vila Seca e Santa Lúcia do Piaí.
Desde que a estiagem se acentuou, a SMAPA recebeu dezenas de pedidos de auxílio por parte dos produtores rurais. As maiores demandas são para proteção de fontes e limpeza de bebedouros consolidados para dessedentação animal. Os rebanhos mais atingidos são os bovinos, suínos, cavalos e as ovelhas (que somam respectivamente 38,5 mil; 9,6 mil; 4,8 mil e 5,6 mil animais no Município, segundo a Inspetoria Veterinária).
A equipe da pasta dispõe de duas retroescavadeiras, sendo uma nova, para os serviços de limpeza de bebedouros e outros trabalhos semelhantes. Somente proteções de fontes foram dez serviços. Em parceria com os distritos, foram realizadas 50 limpezas de bebedouros em Criúva, vinte em Vila Seca e outros vinte em Santa Lúcia. “São ações muito importantes porque facilitam maior acúmulo de água em regiões muito afetadas pela seca”, explica o titular da SMAPA, Rudimar Menegotto.
Quando Caxias do Sul decretou situação de emergência devido à falta de chuvas, em janeiro, o levantamento realizado apontou perdas de R$ 131 milhões e 70 mil toneladas de diferentes culturas e produção leiteira.
Em 2020, quando o Município enfrentou situação semelhante, SMAPA e Samae realizam a compra e instalação de 80 caixas d’água de cinco mil litros cada no interior. Paralelo a isto, a SMAPA executou mais de 60 proteções de fontes entre os meses de fevereiro e junho de 2020 por meio do Programa Água Limpa.
Fotos: Leandro Rosa (fontes) e Sandro Zattera (bebedouro)