As principais denúncias seguem sendo lavagens de carros, calçadas e prédios
O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul registrou, desde a data da publicação do decreto nº 21.905, em 25 de janeiro, 554 denúncias por desperdício de água tratada. Apenas na última semana, mais 65 denúncias de uso indevido da água foram registradas. Dessas, 45 notificações já foram distribuídas e 20 ainda serão verificadas.
Até o momento, não houve nenhum auto de infração lavrado sobre descumprimento do decreto. As principais denúncias seguem sendo lavagens de carros, calçadas e prédios. Os bairros que concentram o maior número de casos são, por ordem: Esplanada, Centro, Pio X, Planalto, São Pelegrino, Charqueadas, Santa Corona, Jardim América, Bela Vista e Cruzeiro.
Conforme o decreto nº 21.905, é proibido o uso de água tratada para lavar calçadas ou passeios públicos de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos. A prática de irrigar plantas e jardins também deve ser evitada, bem como encher piscinas. O Samae orienta que, para esses serviços, seja utilizado água de fontes alternativas e reuso.
Os moradores que forem flagrados ou denunciados por outros tipos de uso que caracterizam o desperdício também poderão ser autuados. Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor correspondente a 10 tarifas mínimas de água de cada categoria.
Denúncias de uso irracional da água poderão ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.