Esta é a primeira vez na história que a Surdolimpíada é realizada na América Latina
A Tocha Surdolímpica já está em Caxias do Sul, sede da 24ª Surdolimpíada, que inicia oficialmente neste domingo (1º de maio). A tocha saiu do Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, às 10h deste sábado (30) e foi trazida por diversos atletas, que fizeram um revezamento para carregá-la. Órgãos de segurança auxiliaram a comitiva que chegou no início da tarde na Igreja de São Pelegrino. De lá, o revezamento seguiu pela rua Sinimbú, chamando a atenção das pessoas que estavam na região central.
No trecho entre a Igreja de São Pelegrino e a Catedral Diocesana, a tocha foi carregada pelo o presidente do Comitê Internacional de Esportes para Surdos, o caxiense Gustavo Perazzolo. Ele recebeu das mãos da surdoatleta também caxiense Mariana Menegotto Cassina, vinda do Parque Cinquentenário. Perazzolo afirmou estar ansioso e feliz com o momento. “Já estamos sentido a emoção. Estou muito feliz por todo esse momento e esse movimento que está acontecendo”, resumiu.
O prefeito Adiló Didomenico recebeu a tocha em frente à Catedral Diocesana, acompanhando da vice-prefeita Paula Ioris. Depois subiu as escadarias e entrou na igreja, onde a chama da tocha foi transferida para uma vela num altar lateral. A vela deverá ficar acesa até o final da competição.
“Foi uma honra para mim, como pessoa e como prefeito, receber a tocha surdolímpica, e é um momento histórico para nossa cidade. A chegada da tocha marca o início de dias muito especiais que vamos viver até 15 de maio”, disse o prefeito.
Esta é a primeira vez na história que a Surdolimpíada é realizada na América Latina.
A solenidade de abertura oficial da 24ª Surdolimpíada de Verão, ocorre no domingo (1º de maio), às 18h.