Paula Ioris concedeu entrevista à Solaris 99.1 FM no Dia Internacional da Mulher
No Dia Internacional da Mulher, a vice-prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, concedeu entrevista à Rádio Solaris 99.1 FM. Durante a conversa, realizada na segunda-feira (8) por telefone, Paula apontou conquistas sociais das mulheres ao longo dos anos, reforçou a importância da Lei Maria da Penha e falou sobre o que ainda precisa ser melhorado. Ouça o áudio da conversa, logo abaixo.
Para diminuir as diferenças entre homens e mulheres, ela acredita que é fundamental, aos poucos, mudar questões culturais da nossa sociedade. “É preciso ensinar as nossas meninas e os nossos meninos que homens e mulheres são iguais; com características diferentes, mas que se complementam. A mulher tem mais sensibilidade, o homem tem mais força física, mas são características que, somadas, se complementam,” comentou.
Paula fez referência à caxiense Gismunda Pezzi que, em 1937, foi a primeira mulher no Brasil a assumir o comando de um sindicato bancário. “A gente se estruturou em cima de uma sociedade que entendia que a mulher tinha que ficar dentro de casa, cuidando dos afazeres domésticos”, afirmou a política.
Ioris também elogiou as mudanças positivas que vieram com a Lei Maria da Penha e disse que a nova legislação faz com que as mulheres denunciem cada vez mais situações de violência doméstica. Entretanto, segundo a vice-prefeita, ainda existem dados que apontam que a mulher vítima de agressões dentro do próprio lar, leva até 10 anos para buscar ajuda.
Durante a entrevista, a atual vice-prefeita de Adiló Didomenico, contou que a motivação de Paula para entrar na política foi a morte de seu filho, ainda em 2012, vítima de um assassinato brutal. O sentimento de indignação contra a violência da qual sua família foi vítima, fez com que ela começasse a atuar em movimentos sociais.
Sobre sua decisão de concorrer à Câmara de Vereadores em 2016, quando foi eleita a vereadora mais votada da história de Caxias do Sul, reforça a sua crença na política. Ela diz que “é preciso separar o joio do trigo; é muito ruim quando a gente vê as pessoas dizendo que todos os políticos são iguais, ou que todos os advogados são iguais”.
Paula deixou ainda uma mensagem final para as mulheres: “realizem seus sonhos, lutem pela sua autoestima e ocupem as oportunidades e os espaços que se apresentam; o mundo precisa de mais mulheres ocupando espaços”.