Código eletrônico deve ser entregue por agente censitário na visita inicial
O brasileiro tem opção de responder ao questionário do Censo 2022 de forma presencial, por telefone ou pela internet. A opção de responder através da internet só é possível após visita do recenseador ao domicílio, mediante um tíquete eletrônico.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece pela primeira vez a possibilidade de resposta também pelo telefone.
O e-ticket será gerado pelo agente censitário após a primeira visita para que a pessoa responda ao questionário remotamente no prazo máximo de sete dias.
Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, no segundo dia após a visita do recenseador ele receberá uma mensagem por SMS e e-mail alertando sobre o prazo. Caso não responda à pesquisa, no quarto dia receberá uma ligação telefônica para verificar por que não começou a preencher o questionário.
Se mesmo após a ligação a pessoa não responder, o CAC fará o último contato no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada nova visita para realização da entrevista presencial.