Setembro Amarelo inicia a campanha de prevenção ao suicídio, tema considerado ainda um tabu pela sociedade
Na segunda-feira (06), a Rádio Solaris entrevistou o psicólogo Anderson Pauletti sobre setembro Amarelo, mês da campanha de prevenção ao suicídio.
O profissional é graduado em Psicologia pela UCS de Caxias do Sul e atualmente é pós-graduando na área pela PUC/RS. Reside atualmente em Carlos Barbosa, mas atende em Caxias do Sul, Antônio Prado e também de forma on-line.
O psicólogo explica que o mês de setembro atua na prevenção do suicídio e consequentemente atua no cuidado a saúde mental, o que segundo ele relata, estima-se que o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. Pauletti defende que falar sobre o tema é romper um tabu enraizado na sociedade e assim auxiliar na prevenção dele. “Ao falar de dor física procuramos um médico, mas a dor emocional muitas vezes não se consegue olhar para ela com a mesma intensidade.”
Ele cita que o sexo masculino é quem mais sofre nesse quesito por existir uma resistência imposta na sociedade relacionada a este gênero. “É importante entendermos que os sentimentos fazem parte da existência humana, independente de gênero.”
Para lidar com o tema o profissional explica que um psicólogo procura entender a causa do problema e passá-la ao paciente e assim auxiliá-lo a entender o que está ocorrendo consigo. Enquanto ser humano ele indica ser um bom ouvinte o que por muitas vezes ajuda o outro a aliviar suas inseguranças e tristezas.
O psicólogo também reforça a importância da campanha e de se abordar o tema em tempos de pandemias em que as emoções estão mais afloradas.
Ele cita durante a entrevista que Antônio Prado possui um grupo de profissionais da psicologia atuantes e dispostos a auxiliar neste tema e que podem ser procurados por quem necessitar.
A entrevista completa pode ser acessada na íntegra, abaixo:
Fonte: Grupo Solaris – Repórter Taís Vargas