O documentário mostra o “Dialeto Talian”, tão difundido no município de Ipê
Aconteceu na noite da última sexta-feira (23) a solenidade de lançamento do documentário Linguagem e identidade histórica do povo Ipeense.
O trabalho trata sobre a herança histórica do dialeto italiano no município de Ipê, que vem sendo passado de geração em geração.
O idioma falado por um povo acaba servindo como uma forma de identificação e diferenciação do restante do país. Cada região possui sua própria linguagem e em Ipê não é diferente. O território de Ipê sofreu abundante influência italiana, o que ocasionou na combinação única do idioma Italiano com o Português, chamado “Talian”.
O projeto Linguagem e Identidade Histórica do Povo Ipeense, busca evidenciar esta influencia de forma positiva.
Este projeto buscou também, entrevistar migrantes de outros estados, a fim de compreender qual a impressão deles sobre esta linguagem tão única e diferente, presente no território brasileiro.
O documentário mostra o “Dialeto Talian”, tão difundido no município de Ipê e servirá para que todas as gerações futuras conheçam de onde vieram as expressões e linguagens que seus avós tanto se orgulham em usar.
O projeto foi patrocinado pela lei Aldir Blanc e desenvolvido pelas ipeense Jennifer Menegale Vicenzi e Melina Lopes.
Participam deste produto audiovisual, munícipes que costumam utilizar no âmbito familiar ou em rodas de amigos, este dialeto para se comunicar.
O evento aconteceu na sede da ACISA e, estiveram presentes, às soberanas do município, prefeito e vice-prefeito e secretária de turismo, dentre outras autoridades convidadas.