No caso de faltar freio em um caminhão, por exemplo, a rampa de escape pode ser uma alternativa de desvio para evitar um acidente mais grave
Um Projeto de Lei que pretende tornar obrigatório a construção de áreas de espace em rodovias, especificamente nas descidas de Serras, foi apresentado e encaminhado para a Comissão de Viação e Transportes. A proposta é de autoria de José Nelto (PP/GO), e foi criada em maio de 2022.
Se aprovado, as chamadas Rampas de Escape deverão ser implementadas em declives, dando ao condutor de veículos pesados, especialmente caminhões, uma alternativa de sair do fluxo de tráfego e gerar uma desaceleração gravitacional segura.
Para determinar quais áreas e rodovias do pais em que há necessidade de instalação da plataforma deverão ser feitos estudos sobre o volume de tráfego, volume de caminhões, alinhamento horizontal, velocidade, histórico do trecho em termos de acidentes e o grau de desenvolvimento das áreas laterais na região mais baixa do trecho.
Na Serra gaúcha, todos os anos, muitos caminhoneiros perdem a vida em acidentes de trânsito, geralmente decorrentes da falta de freios ou demais problemas técnicos. A área de escape poderia ser uma alternativa para impedir acidentes graves.
Algumas rodovias do Brasil já possuem este escape, como é o caso da BR-376, que liga Curitiba (PR) a Joinville (SC). Em 15 de junho deste ano, em menos de 24 horas, dois acidentes foram prevenidos, graças ao uso da área de escape.
Foto: Arteris Litoral Sul/Divulgação