Em 2019, das 10 escolas no Estado em aprovações de Enem e vestibular, sete eram Colégio Tiradentes
Uma nova alternativa de Ensino Médio chegou a Caxias do Sul nesta segunda-feira (23). O Colégio Tiradentes, administrado pela Brigada Militar, foi oficialmente inaugurado na rua Professora Maria D’ Ávilla Pinto, no bairro Marechal Floriano, no mesmo prédio da antiga Escola Estadual Dante Marcucci. Conforme o major Juliano Amaral, diretor da nova instituição de ensino, a ênfase é trabalhar o civismo, o patriotismo, o respeito aos símbolos e a própria educação.
A primeira turma de 64 alunos está no 1º ano e, devido a abertura no meio do ano letivo, recebeu estudantes que já estavam matriculados em outras escolas e solicitaram a transferência. As aulas são em turno integral, sendo aulas tradicionais pela manhã e contraturno a tarde.
O Colégio Militar possui outras sete unidades no Rio Grande do Sul e conta com um ensino com reconhecido grau de excelência. De acordo com o diretor, das 10 escolas no Estado em aprovações de Enem e vestibular, sete eram Tiradentes.
Para os próximos anos o número de vagas para pais que desejam matricular seus filhos deve aumentar, gradativamente. Para ser aceito na nova escola, o candidato passa por uma prova intelectual e exame físico. Filhos de policiais militares da região também têm preferência.
Nas palavras do major Amaral “em algumas escolas a disciplina e os valores infelizmente estão se perdendo”. Apesar da administração ficar a cargo dos policiais, a metodologia pedagógica é comandada pela 4ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Na solenidade, a Brigada Militar também homenageou familiares de Dante Marcucci, histórico comerciante e ex-prefeito de Caxias, que dava nome à antiga escola que agora abriga o Colégio Tiradentes.
O Rio Grande do Sul conta com colégios Tiradentes em Porto Alegre, São Gabriel, Ijuí, Santo Ângelo, Passo Fundo, Santa Maria, Pelotas e, agora, em Caxias do Sul, totalizando oito unidades.