Estátua do gaiteiro que faleceu em 2020 será construída em Lagoa Vermelha
O gaiteiro Porca Véia, que faleceu em 12 de junho de 2020, vai ganhar uma estátua na comunidade Pontão, próximo de Lagoa Vermelha, onde o artista nasceu. Com 3,3 metros de altura e 2 metros de largura, a obra será instalada no trevo de acesso às cidades de São José de Ouro e Barracão.
A iniciativa, que inclui a construção de um memorial em homenagem ao artista, é do casal de agricultores Rodrigo e Gislaine Araújo. As obras contam com apoio de prefeituras da região.
O lançamento do projeto vai acontecer no dia 21 de abril, com a 1ª Cavalgada dos Memoriais, que também vai marcar a formação do Grupo de Cavaleiros do Porca Véia. No dia 22, haverá missa crioula na comunidade. Ainda não foi divulgada a data da inauguração da obra.
Élio da Rosa Xavier, o Porca Véia, faleceu aos 68 anos na cidade de Novo Hamburgo. Porca Véia deixou como herança uma obra de valor inestimável para a cultura gaúcha. O cantor, compositor e gaiteiro gravou 21 CDs e 3 DVDs e fundou o Grupo Cordiona que continua seu legado.