Dado faz parte de levantamento virtual feito com consumidores da Serra gaúcha pelo departamento de pesquisa da entidade
Uma pesquisa realizada pelo Sindilojas Caxias apontou que 88% dos consumidores preferem visualizar o produto da loja física na hora de comprar. O levantamento virtual foi realizado pelo departamento de pesquisa da entidade e também traçou outros dados do perfil de compra da região da Serra gaúcha.
Com análise de dados da professora e economista Lodonha Coimbra Soares e levantamento estatístico da professora Adriana Speggiorin, a sondagem traz dados que podem auxiliar os comerciantes para as decisões sobre estratégias de Marketing e investimentos, tanto para as lojas físicas, quanto virtuais.
De acordo com o Sindilojas, um dos dados que mais chamou a atenção do sindicato é que 88,3% dos consumidores, independentemente do gênero, preferem comprar na loja física para a visualização do produto. Também são motivações para a realização da compra física, a credibilidade (61,7%) e prazo de entrega (16,5%), respectivamente.
Além disso, mais de 60% das pessoas consultadas afirmam que compraram em loja física nos últimos três meses, enquanto 35,1% consumiram em plataformas virtuais. Apenas 1,2% consumiram em ambas. Já a motivação para a compra pelo e-commerce, vem tanto da facilidade da pesquisa de preços (66,15%) quanto da praticidade (62,1%).
Para o final de ano, as compras de calçados e vestuário estão liderando a preferência entre homens e mulheres (76,6%). Se a expectativa dos comerciantes era de que os clientes antecipem as compras de Natal na Black Friday, essa pesquisa revela que a tendência é outra. Afinal, 71% dizem que não pretendem antecipar as compras de Natal motivados pelas promoções.
Para a coordenadora do Departamento de Pesquisa do Sindilojas, Lizete Zamboni, este levantamento comprova a importância de inovar nas ferramentas de Comunicação porque o perfil do consumidor muda muito rápido: “Precisamos desafiar nossos conceitos pré-estabelecidos e acolher a nova realidade de que quem está consumindo pela internet são os jovens. A amostra demonstra a importância da capacidade de compra das pessoas acima dos 50 anos e também revela que os jovens gostam sim de consumir em loja física para ter o contato com o produto”, destaca.
Amostragem
A amostra coletada virtualmente conta com 88% de pessoas de Caxias do Sul, 4,8% São Marcos e o restante dos municípios vizinhos à região territorial de Caxias, sendo que 41% está com 50 anos ou mais, enquanto quase 30% se enquadra entre 40 a 49 anos.
Dos 248 entrevistados, 71,8% são mulheres e 28,2% são do sexo masculino. Quando questionados sobre a renda, 43,5% estão acima dos R$5 mil mensais. Entre as redes sociais mais utilizadas estão WhatsApp (83,1%), seguidos pelo Instagram (77,8%) e Facebook (51,2%).
O levantamento realizado pelo Departamento de Pesquisa foi realizado de 13 a 27 de setembro de 2021 e conta com margem de erro de 6,2%.