Levantamento foi realizado pelo Sindilojas com 505 empresários do setor em Caxias do Sul
O Sindilojas Caxias promoveu uma pesquisa online, na segunda e terça-feira (1° e 2 de março) com os comerciantes do segmento varejista não essencial para obter dados que demonstrem o panorama do comércio durante a pandemia. Para 62,8% dos empresários entrevistados, existe o risco de que o seu estabelecimento tenha que fechar as portas se o período de restrições do comércio voltar a se prolongar.
A pesquisa, que foi respondida por 505 empresários, também revelou que 21% deles podem ter que demitir funcionários, se as regras permanecerem como estão. No entanto, foi apontado que o cenário pode ser atenuado por alguma flexibilização no modelo de distanciamento controlado. Muitos dos comerciantes possuem pequenos estabelecimentos que, por não contarem com vendas pela internet, tendem a ter mais dificuldades para pagar suas despesas.
Quando perguntados sobre as principais causas para o agravamento da pandemia, os empreendedores apontaram as reuniões informais e clandestinas (89,7%); transporte público lotado (82,4%); falta de cuidado das pessoas com os protocolos de saúde (72,2%); e aglomeração de pessoas em praças e locais públicos (71,7%).
Pesquisa foi apresentada ao prefeito
A pesquisa do Sindilojas foi apresentada ao prefeito Adiló Didomenico, na quarta-feira (3), como uma iniciativa para buscar o apoio do poder público pela flexibilização do atendimento no comércio mesmo em bandeira preta.
Em sua fala, o prefeito demonstrou preocupação: “nós estamos reunindo hoje o Gabinete de Crise porque a velocidade do contágio está ainda maior e precisamos do apoio da sociedade para conter esse colapso na saúde”, afirmou Adiló.