Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito prometem intensificar prisões
A Brigada Militar e a Polícia Civil com apoio de outros órgãos de segurança, entre eles municipais (Guarda Municipal e Fiscalização de Trânsito), farão operações específicas para combater os altos índices de criminalidade em Caxias do Sul. De acordo com policiais do 12º BPM, cerca de 200 agentes de segurança estarão envolvidos nas ações. A operação também contará com apoio de uma aeronave helicóptero do Batalhão de Aviação da BM.
Até o final de quinta-feira (19), o município já somava 37 mortes violentas no ano. Apenas em maio, já foram contabilizados 15 crimes de morte, sendo de forma alarmante o mês mais sangrento de 2022. Dentre as vítimas, algumas delas não possuíam ligação com o tráfico de drogas, como o caso de uma adolescente e um homem mortos nesta semana no bairro Vila Leon, a partir de um tiroteio promovido por traficantes.
Para conter as facções criminosas, policiais civis das delegacias pertencentes a 8ª DPR e policiais militares do 12º BPM, com apoio do 4º BPChq e Forças Táticas de outras unidades do Comando Regional da Serra, se unirão com mandados judiciais, ações de visibilidade em pontos estratégicos, patrulhas a pé e motorizadas em áreas de risco e com elevado índice de tráfico de drogas, também contando com barreiras policiais.
Toda a operação será baseada em informações e dados colhidos através da análise criminal elaboradas pelas Agências de Inteligência (PC, BM, Susepe) de Caxias do Sul.