A previsão dos responsáveis pela obra é que o prédio seja oficialmente entregue ainda neste ano de 2022
O início oficial das obras de restauro e requalificação do campanário de Flores da Cunha ocorre nesta sexta-feira (20). O lançamento vai ser realizado no largo da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes, em frente ao campanário, a partir das 14h. A secretaria Estadual de Cultura, Beatriz Araujo, deve estar presente. O evento é aberto ao público.
O processo de restauro conta com correção das lesões do sistema construtivo em pedra, instalação de equipamentos contemporâneos para os sistemas elétricos e de iluminação, automação do relógio e do toque dos sinos, criação do sistema de proteção de descargas atmosféricas, nova cruz no topo e acessibilidade ao pavimento térreo, além de cobertura e tratamento do entorno imediato.
De acordo com Cristina Schneider, uma das responsáveis pelo projeto, as obras devem durar pelo menos até novembro, porém fatores externos como o clima, podem atrasar o andamento das obras. Se o programa for concluído dentro do prazo previsto, a reinauguração do campanário pode acontecer ainda em novembro.
Outra modificação que vai acontecer, explica Cristina, é no uso do estacionamento da igreja, primeiramente porque as obras preveem a instalação de andaimes no entorno do prédio e também porque o espaço também deve ser revitalizado. Schneider afirma também que dentro de 45 a 60 dias após o inicio das obras, o relógio e o toque dos sinos serão desativados para as mudanças elétricas e de sistema.
O projeto também prevê uma exposição no térreo, duas oficinas de fotografia e a publicação do livro “A História de um Gigante”, com o objetivo de valorizar e fomentar ações de salvaguarda deste material que preserva a forte religiosidade da cultura da imigração italiana no sul do Brasil e patrimônio cultural de Flores da Cunha.
O projeto cultural foi aprovado em 2021 e é financiado pelo Pró-Cultura RS, da Secretaria da Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo à Cultura (LIC). As obras são promovidas pela Associação de Amigos do Museu Pedro Rossi e contam com apoio da Prefeitura de Flores da Cunha e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes. O restauro tem como empresas patrocinadoras Móveis Florense, Hidrover e Mineração Florense.
Sobre o Campanário
O campanário da Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes de Flores da Cunha foi inaugurado em 30 de outubro de 1949, depois de três anos de trabalho para a sua construção. A obra foi projetada pelo arquiteto Vitorino Zani e é uma forte expressão da cultura italiana.
Os cinco sinos da construção foram trazidos da França em 1901 e são denominados Pierina, Cláudia, Dom Finotti, Antonieta e Imaculata. Juntos, eles pesam 2,4 toneladas. O campanário é até hoje o maior símbolo da expressão da cultura e da religiosidade italiana na cidade de Flores da Cunha, resgatando a história e tradição de épocas passadas.