Conversamos com o Bombeiro Militar aposentado José Airton Deboni, que passou dicas de uso de lareiras, fogões, aquecedores elétricos e a gás, ar condicionado e lençóis térmicos
O “Solstício de Inverno”, ou simplesmente inverno, inicia nesta segunda-feira (21), à 0h32min e termina em 22 de setembro de 2021, com o equinócio da primavera.
Esta é a estação que antecede a primavera e sucede o outono. No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o inverno caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos.
A Serra Gaúcha pode esperar um típico inverno, com frio mais intenso, com neutralidade climática, ou seja, sem mudanças bruscas no clima, o que indica que a normalidade da estação será mantida, o frio.
O período dentro dos primeiros 30 dias do inverno promete ser chuvoso, com acumulados acima da média nas regiões Sul e Leste do Rio Grande do Sul, onde costuma chover entre 100mm e 150mm, por conta de frentes frias que cruzarão a região rumo ao Oceano Atlântico.
Em agosto, as chuvas diminuirão de forma geral, ficando na média (que é de 50mm a 100mm na Fronteira Oeste e de 100m a 150mm no restante do Estado) e até abaixo dela.
Essas mudanças de clima fazem com que a população busque alternativas para aquecimento, isso é importante, mas muito mais importante é primeiro pensar na segurança.
Nossa equipe de jornalismo buscou algumas orientações e orientações para um inverno tranquilo e seguro.
Conversamos com o Bombeiro Militar aposentado José Airton Deboni, que passou dicas de uso de lareiras, fogões, aquecedores elétricos e a gás, ar condicionado e lençóis térmicos.
Confira as dicas
- Lareiras: fazer a manutenção antes de começar a usar no inverno, limpar o interior do cano por causa do acúmulo de resíduos como lenha e itens que possam impedir a liberação da fumaça, isso evitará o superaquecimento. Também é importante não exagerar na lenha, ou seja, colocar só o necessário.
- Lençóis térmicos: observar as condições em que se encontra o lençol, se é necessário trocar algum fio para manter nas condições ideais
- Estufas: ao ligar não deixe perto de sofás ou qualquer coisa inflamável como panos, roupas, calçados etc, devido ao aquecimento pode pegar fogo.
Se a estufa for ligada por um longo tempo colocar recipiente plástico com 2 litros de água a uma distância de 1 metro da estufa, pois a água ajuda a umidificar o ar.
- Ar condicionado: se o ar for ligado por um longo período também deve ter um recipiente com água para não deixar o ar muito seco e não deixar a temperatura muito alta em relação ao exterior para não causar choque térmico.
- Em tempo se sentir cheiro de algo queimando desligar a rede elétrica do local até que seja constatado o problema.
Seguindo essas dicas, esperamos que você tenha um ótimo inverno.