Evento ocorrerá nos dias 17 e 18 de março e contará com palestras, cases de sucesso e workshops. No dia 19 de março acontecerá a Feira Solar
O Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros que se destacam na produção de energia por meio de fonte fotovoltaica. Atrás apenas de Minas Gerais e São Paulo, o estado ultrapassou 1 GW (gigawatt) de potência instalada em sistemas de geração própria de energia solar. Segundo levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o Brasil teve um crescimento de 65% na geração de energia solar no último ano.
Com o objetivo de fomentar o diálogo e a discussão sobre o futuro da geração solar nos próximos anos, o potencial de ampliação de instalações eficientes no Rio Grande do Sul e a geração de oportunidades com o crescente número de empresas atuando no setor de energia solar, o II Fórum Estadual de Energia Solar ocorrerá nos dias 17 e 18 de março de 2022, no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Já a Feira Solar, espaço aberto ao público que abrigará mais de 30 expositores, acontecerá no dia 19 de março de 2022, na Rua Coberta.
De acordo com o coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo, a programação do evento foi desenvolvida com o intuito de difundir conhecimento sobre o setor de energia solar, com capacitações e trocas de experiências. “Além de um debate profundo sobre os impactos da aprovação do Marco Legal da Geração Distribuída, também haverá a necessidade de as empresas integradoras expandirem ou inovarem seus serviços. Assim, debates sobre eficiência energética, usinas híbridas e novas tecnologias serão pautadas no evento por profissionais competentes do setor”, destaca Severo.