Assinatura do convênio com o Sebrae foi feita nesta terça-feira (23)
Importante passo para fortalecer o desenvolvimento de Caxias do Sul foi dado nesta terça-feira (23) com a adesão do Município ao programa Cidade Empreendedora do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O termo de parceria de dois anos foi assinado pelo prefeito Adiló Didomenico; diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanony de Godoy; secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Élvio Gianni; e secretária de Recursos Humanos e Logística, Daniela Reis.
O programa promove uma série de ações para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico das cidades, levando em conta a vocação econômica e as necessidades de cada localidade. Conforme dados do Sebrae, mais de 70 municípios gaúchos já aderiram à iniciativa. A execução será coordenada pelas Secretarias da Educação, Recursos Humanos e Logística e Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego.
Os trabalhos contemplam os eixos de liderança, desburocratização, compras governamentais, educação empreendedora, valorização das empresas locais e inovação. Serão realizadas capacitações com servidores públicos visando criar uma gestão pública cada vez mais inteligente e menos burocrática. Também serão conduzidos cursos e consultorias para empresas, microempreendedores individuais e para o desenvolvimento e aceleração de startups.
O prefeito Adiló Didomenico definiu a parceria como mais um movimento da Administração para destravar e desburocratizar o serviço público, uma das principais metas da atual gestão. Definiu como fundamental a aprendizagem contínua de forma a garantir um serviço de mais qualidade. “Damos o primeiro passo para um grande caminhada. Prefeito e vice também participarão deste processo”, salientou.
O prefeito destacou que outras ações já foram consolidadas para melhorar o ambiente de negócios na cidade. Exemplificou com a simplificação de leis tributárias, eliminando uma série de decretos e legislações antigas e ultrapassadas que traziam insegurança jurídica a servidores e empreendedores. “Com razão, a população se queixava desta situação que conseguimos resolver”, frisou. Agradeceu ao Sebrae RS pelas demais parcerias, como o CredCaxias, que já liberou mais de R$ 14 milhões em créditos e ofereceu 9 mil horas de capacitação para micro e pequenos empresários.
O diretor-superintendente André Vanoni de Godoy enfatizou que a parceria da atual administração com o Sebrae tem sido determinante para o crescimento de iniciativas, como a Mercopar, feira de negócios marcada para outubro próximo. Esta edição já terá o mesmo tamanho da realizada em 2015, com ocupação de todos os espaços disponíveis no Parque de Eventos da Festa da Uva. “A política mais amigável do Município, por meio da Festa Nacional da Uva S.A., permitiu que se voltasse a este patamar”, salientou.
Também citou as parcerias no CredCaxias, que tem levado o crédito assistido aos empresários por meio da capacitação. Para Godoy, este formato evita que o empréstimo se torne uma ameaça à empresa. “O pequeno empreendedor precisa do apoio para fazer o uso adequado dos recursos financiados”, reforçou.
Segundo o executivo, o programa Cidade Empreendedora fortalece um ambiente de negócios mais amigável, menos burocrático e com menor carga tributária. “O empresário valoriza estes aspectos, além de segurança e educação. São fatores que influenciam a decisão de onde investir”, afirmou. Também citou a importância do incentivo à inovação, que definiu como o caminho mais rápido, não o mais fácil, para as cidades resolverem suas mazelas. “Políticas públicas duradouras são fundamentais no crescimento dos municípios”, indicou.