Miotti estava internado há cerca de uma semana para tratar de um câncer descoberto em 2021
Vandenir Antonio Miotti, ex-prefeito de Garibaldi, morreu aos 65 anos, neste domingo (25). Conforme a Câmara de Indústria e Comércio (CIC) do município, onde Miotti também era diretor de serviços, ele estava internado no Hospital da Unimed, em Caxias do Sul, para tratar de um câncer descoberto em dezembro de 2021.
Entre 1989 e 1992, Vandenir foi prefeito de Garibaldi e trouxe muitas construções turísticas que abrilhantaram as visitações no município da Serra. Além disso, criou diversos projetos, como a construção do Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, o Prêmio Nacional de Literatura e a idealização e entrada em operação do caminhão de guerra da década de 1940, o Tim-Tim. Ele também teve sua participação na construção da Escola do Senai, ao qual teve parceria com a CIC.
Além de prefeito, Vandenir também foi secretário municipal da administração, presidente da Amesne, tesoureiro da Famurs e conselheiro titular do Corede-Serra. Se candidatou novamente a prefeito em 2000 e concorreu como deputado federal em 2022. Porém, não se elegeu em nenhum dos pleitos.
Miotti deixa a esposa, Neusa Furlanetto Miotti, dois filhos e um neto. A prefeitura de Garibaldi decretou luto de três dias pela morte do ex-prefeito.