Feira de Inovação Industrial segue até quinta-feira no parque de exposições da Festa da Uva
Começa nesta terça-feira (17), em Caxias do Sul, uma das maiores feiras de inovação industrial da América Latina, a 29ª edição da Mercopar 2020. Confirmada para ocorrer de forma presencial e com todos as normas de segurança contra a Covid-19 até quinta-feira (19), a Feira de Inovação Industrial, acontecerá no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva. O governador Eduardo Leite fará a abertura oficial presencialmente às 13h.
Promovida pelo Sebrae RS e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a Feira é um espaço de geração de relacionamento e negócios, disseminação de conhecimento sobre tendências da indústria e estímulo à economia. A edição deste ano conta com 234 expositores confirmados dos segmentos metalmecânico, tecnologia da informação, energia e meio ambiente, borracha, automação industrial, plástico, eletroeletrônico, movimentação e armazenagem e Startups. Além disso, considerando compradores e expositores, serão dez estados e o DF participando da Feira e nove países.
Protocolos sanitários
Visando à segurança dos envolvidos durante o evento, a organização da Feira desenvolveu um protocolo de segurança sanitária, a partir de referências nacionais e internacionais, atendendo minuciosamente o decreto do Governo do Estado do RS. Neste sentido, as ações preveem medidas protetivas da rede hoteleira, no credenciamento e no controle de acessos dos participantes ao evento. A medição de temperatura de todas as pessoas presentes e uso de máscaras serão obrigatórios, assim como a inscrição prévia e digital para evitar aglomerações. O fluxo na feira será controlado por meio de espaçamentos pré-determinados e sinalizados em adesivagem no piso com distanciamento mínimo de 1,5m, corredores alargados com 4m e 6m, e circulação em dois sentidos.
A feira terá entrada, com tapetes higienizantes, separada da saída, além da limpeza constante de toda a estrutura utilizada. Serão instalados dispensers e tótens com álcool em gel em todos os espaços do evento. O monitoramento dos aparelhos de ar condicionado também será realizado, com a higienização diária. A capacidade será determinada pela bandeira indicativa da região no período do evento e haverá comunicação com alertas para o número máximo de pessoas. Os ambientes, equipamentos, móveis e objetos serão higienizados com frequência durante todo o horário de funcionamento da feira, inclusive antes da abertura, após o fechamento e antes e depois de cada atividade.
A novidade de 2020 é a possibilidade dos visitantes interagirem com alguns equipamentos e absorverem conteúdos a partir disso, além da exposição de tecnologias com pequenas empresas inovadoras. Entre as inovações destacam-se: Inteligência Artificial, blockchain, big data e analytics, drones, robotização, realidade estendida e virtual, gamificação, de eficiência energética, e assistentes virtuais e de voz. Para promover a conexão entre Startups, investidores e grandes empresas, o evento contará com o Sebrae Like a Boss – um desafio de pitches de Startups para uma banca de investidores e especialistas, gerando oportunidade de investimentos, e do matchmaking – para criar oportunidades de negócios e de projetos inovadores que possam ser desenvolvidos.
Com o objetivo de contribuir para a competitividade e a inovação da cadeia de valor entre empresas de diferentes portes, o Fórum Encadear Summit apresentará cases das parcerias do Sebrae com grandes empresas, reflexos da transformação digital nas relações da cadeia e melhores práticas de inovação. A iniciativa, que ocorrerá no auditório da Mercopar, no dia 18 de novembro, das 9h às 13h, propõe a disseminação do conhecimento sobre a estratégia do encadeamento produtivo, um dos mecanismos mais efetivos para incrementar a competitividade.
Fonte: Ass.Imprensa Mercopar
Fotos: Rogério Costanza/Grupo Solaris/Arquivo