Os meteoros poderão ser vistos em dois horários: a partir da meia-noite e a partir de 2h05min desta terça-feira (31)
Uma chuva de meteoros Tau-Herculídeas poderá ser observada no Brasil na madrugada desta terça-feira (31). Segundo os astrônomos, essa é a maior chuva de detritos espaciais deste tipo desde 1833. De acordo com o Observatório Espacial Heller & Jung, os meteoros poderão ser vistos em dois horários: a partir da meia-noite e a partir de 2h05min.
O primeiro pico é resultado das trilhas de detritos deixadas por um cometa nos anos de 1892 e 1941. Nesse caso, são esperados até 50 mil meteoros por hora no Brasil.
Já o segundo é resultado de uma ruptura em 1995 e poderá ser visto a partir das 2h15min. A taxa estimada para esse período no país é de 600 a 700 meteoros por hora, podendo atingir na fase de maior intensidade até 10 mil ou 100 mil rochas espaciais por hora.
Conforme a previsão do Observatório Espacial Heller & Jung, a Região Sul terá menor visibilidade do fenômeno do que regiões mais ao Norte. Porto Alegre ocupada a 18ª posição, entre as Capitais, com previsão de 9.993 meteoros por hora.
Em Caxias do Sul e região, em função da nebulosidade, a visualização da passagens dos meteoros poderá ser comprometida. Especialistas recomendam que para ter uma melhor visualização da chuva, o observador deve olhar para o noroeste, na direção da constelação de Boieiro.