Presidente do Sindicato, Luiz Ceron esteve presente no programa Super Tarde da Rádio Solaris
Nesta sexta-feira (25), o Sindicato dos Trabalhadores de Antônio Prado completa 60 anos de atuação no município.
O Sindicato Pradense surgiu em 25 de março de 1962, tendo como local o Cine Rex, situado no centro da cidade, em que reuniram-se agricultores para fundar dois Sindicatos. O primeiro, tratava-se do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Prado (sem terra), com sessenta e quatro inscritos. O segundo, com o nome de Sindicato dos Pequenos Proprietários Rurais (com terra), que contou com cento e vinte dois sócios inscritos.
Já em 02 de março de 1963, a Lei 4.214 determinou que os assalariados e os pequenos proprietários rurais pertencem a uma mesma categoria. Em 09 de outubro de 1965, por força legal, os dois Sindicatos estabelecidos em Antônio Prado fundiram-se criando por definitivo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Antônio Prado.
A entidade foi reconhecida posteriormente pelo Governo Federal da época, recebendo a Carta Sindical em 30 e novembro de 1965.
Durante todos estes anos, inúmeras batalhas foram travadas, reivindicações requisitadas e grandes conquistas foram alcançadas, como:
- Primeira aposentadoria de meio salário mínimo somente para o trabalhador rural;
- Pensão por viuvez e o amparo previdenciário aos setenta anos de idade para as mulheres; – o direito ao acidente de trabalho para os agricultores maiores de idade;
- Auxílio doença, auxílio funeral (hoje instinto), aposentadoria por invalidez, assim como o preço mínimo da uva.
As reivindicações da categoria, motivo principal da entidade, foram levadas às autoridades através de documentos, reuniões, assembleias, manifestações nas ruas do estado e do país, delegações atuantes em Brasília para demonstrar o descontentamento de seus membros.
Tantas lutas valeram pela conquista em 1988 da igualdade de direitos da mulher e do homem do campo e da garantia do direito de aposentadoria aos cinquenta e cinco e sessenta anos, respectivamente, do salário maternidade, da pensão, do pecúlio e do auxílio reclusão.
O Sindicato lutou, e ainda luta, permanentemente para manter o trabalhador rural no regime geral de Previdência Social, que tem sido um forte elemento de manutenção e sobrevivência das famílias no meio rural.
Como parte das homenagens a entidade, o Legislativo Pradense aprovou em sessão ordinária desta semana uma sessão solene de homenagem ao aniversário do Sindicato com data ainda a ser definida.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Antônio Prado, Luiz Ceron agradeceu a todos que participaram em todos esses anos. “Agradeço a todos que mandaram felicitações e aos pioneiros que trabalharam nessa luta juntamente com os associados que colaboraram e estão junto até hoje.”