Psicóloga Júlia Chiaradia explica cuidados importantes a respeito da saúde mental
Nesta manhã (6), foi entrevistada no programa Na Medida da Rádio Solaris 97.3, a psicóloga, Júlia Chiaradia sobre o janeiro branco mês de conscientização da saúde mental.
Todos os meses têm sua cor correspondente e com o primeiro mês do ano não seria diferente. Em janeiro o branco simboliza a conscientização aos cuidados com a saúde mental. A escolha do primeiro mês do ano com esse tema surgiu em 2014 com o psicólogo mineiro Leonardo Abrahão e simboliza uma página em branco de todo um ano que tem pela frente.
Conforme Chiaradia é muito importante falar sobre saúde mental, pois ela tem um grande impacto no dia a dia. “Ter saúde mental não é só a ausência de doenças. A saúde mental influencia também no nosso bem-estar, na forma que a gente pensa, na forma que a gente age, então é um assunto bastante abrangente”.
A psicóloga comenta que perder a vontade e a falta de prazer ao realizar as atividades do dia a dia são sinais de que sua saúde mental não está muito bem.
Questionada sobre cuidados com a saúde mental a profissional comenta sobre o autoconhecimento. “É muito importante ter o autoconhecimento, quando eu me conheço mais eu sei o que eu gosto mais, eu sei o meu limite, eu sei até onde eu posso ir comigo e com o outro”.
Hoje ainda segue sendo um tabu procurar ajuda profissional, mas a psicóloga reforça a importância. “Essas pessoas têm um olhar diferenciado, estudaram para isso e estão ali para te receber de outra forma não para apontar o dedo na tua cara e ficar te julgando”.
A psicóloga atende todas as quartas e quintas na Clínica Cíntia Zafonatto, localizada abaixo do Bradesco em Antônio Prado, e também atua na comunidade terapêutica da Patre.
Fonte: Gustavo Rech Zanotto
Ouça a entrevista na íntegra: