A primeira administração de Ipê iniciou em 01 de janeiro de 1989
Distante cerca de 55 quilômetros do município mãe, Vacaria, Ipê comemora nesse dia 08 de dezembro, 33 anos de emancipação política. Hoje cidade, Ipê era conhecido como Formigueiro.
Este nome foi dado por haver um amontoado de casebres (de 10 a 12), numa área de 200 m². No local atualmente está construído o prédio da Escola Estadual Frei Casemiro Zaffonato. Nestes casebres viviam moradores de cor morena, uns escravos outros descendentes, empregados dos fazendeiros.
Com a criação do 4° distrito de Vacaria, o local ficou conhecido primeiramente como São Luiz do Formigueiro, após São Luiz e, com o crescimento do povoado, passou a chamar-se Vila Ipê.
Em 1987, com sua emancipação de Vacaria, o novo município recebeu o nome Ipê.
A primeira administração de Ipê iniciou em 01 de janeiro de 1989, tendo como prefeito Protásio Duarte Guazzeli, que governou o município até 1992.
Um pouco do projeto de emancipação
Com o crescimento da comunidade começaram a surgir algumas ideias emancipacionistas. Em 1985 o então pároco da Paróquia São Luís Rei, frei Augusto Denardi iniciou a formação da Comissão Comunitária Pró-Emancipação. Em 06 de setembro de 1985, em reunião realizada no Clube Ideal, com a presença de lideranças e população de Vila Ipê, Vila Segredo e Vila São Paulo, respectivamente: 4º, 9º e 11º distritos de Vacaria, foi escolhida, por aclamação a Comissão de Emancipação, assim constituída:
Presidente, Osmar Vargas dos Santos;
Vice-presidente, Frei Casimiro Zaffonato;
1º Secretário, Cirilo Ciotta;
2º Secretário, Carlos Antônio Zanotto;
1º Tesoureiro, Uldérico Marcon;
2º Tesoureiro, Darci Luiz Lovatel;
Subcomissão de Vila Segredo, Delvino Magro; e subcomissão de Vila São Paulo, Luiz Antônio Salvador.
Em 21 de setembro de 1987 foi proclamado o resultado do plebiscito com a vitória do SIM, por 2.604 votos contra 465 do NÃO. Em 15 de dezembro de 1987, por ato do então Governador Pedro Simon, foi promulgada a Lei 8.482 que criou o Município de Ipê, comemorada a partir de 2006 no dia 8 de dezembro, constituído pelos distritos de Vila Ipê, Vila Segredo e Vila São Paulo, pertencentes ao Município de Vacaria, sendo sede do novo município a localidade de Vila Ipê.
Em 1º de janeiro de 1989 o Município de Ipê foi instalado administrativamente.
Fonte: livro Linhas do Tempo. Ipê, 30 Anos. Autor Rogério Francisco Marcon