Semana da Enfermagem: valorização à luz humana
A Semana da Enfermagem do Hospital São João Batista (HSJB), de Nova Prata, foi voltada à valorização do ser humano que atua na área.
Com atividades restritas em virtude da pandemia, os profissionais foram recepcionados no auditório conforme seus turnos de trabalho e ouviram da coordenadora da enfermagem do HJSB, Naira Soccol, que a autovalorização é indispensável para o reconhecimento externo dos serviços que a equipe desenvolve. A enfermeira também agradeceu as 93 pessoas, enfermeiros, técnicos e auxiliares, que atuam no hospital.
– Na correria do dia a dia, esquecemos de nos valorizar ou agradecer quem está ao nosso lado. Estes encontros, embora restritos, são significativos – disse Naira ao pedir que escrevessem em um papel a que gostariam de brindar e depois colar em um mural.
Fazendo uma analogia da profissional que é símbolo da enfermagem no mundo, Florence Nightingale, e no Brasil, Ana Justina Ferreira Néri, que atuaram em guerras, Naira disse que no contexto atual, os profissionais estão em guerra contra o coronavírus. Lembrando que a lamparina, utilizada para iluminar os caminhos entre os feridos, é o símbolo da enfermagem representando que quem a exerce são seres de luz.
A Semana de Enfermagem acontece de 12 de maio, dia do enfermeiro, a 20 de maio, dia do técnico e auxiliar de enfermagem. A programação contou com a participação da psicóloga Leila Borsatto.
Fotos: Sonia Reginato/DC
Marketing HSJB