Com investimento de R$ 4,5 milhões, nova unidade conta com equipamentos de alta tecnologia e passa a ser referência no Estado
O Hospital do Círculo, em Caxias do Sul, inaugurou nesta terça-feira (12) a Unidade Centro de Endoscopia (UCE), com estrutura e serviços considerados entre os mais modernos do Rio Grande do Sul para a realização de exames endoscópicos diagnósticos e intervencionistas e pequenos procedimentos ambulatoriais. A unidade resulta de um investimento de R$ 4,5 milhões e funcionará em prédio anexo ao Hospital, com acesso exclusivo pela sua lateral direita, sem a necessidade de entrar no ambiente hospitalar interno.
De acordo com o Círculo, a tecnologia adquirida para a Unidade Centro de Endoscopia (UCE) é inovadora para Caxias e região da Serra. Todos os aparelhos são novos, da marca FUJINON, entre eles seis endoscópios altos, seis colonoscópios, um duodenoscópio e um broncoscópio flexível. O parque tecnológico tem recursos de imagem avançada em endoscopia, com alta definição e recursos de filtros de luz que auxiliam na detecção e estudo das lesões. Também dispõem da magnificação endoscópica, um recurso que amplifica a lesão em mais de 140 vezes, permitindo o estudo aprofundado, com imagem de microscópio em tempo real.
“Toda esta tecnologia adquirida pelo Hospital do Círculo garante maior assertividade no diagnóstico e no tratamento das lesões, alavancando a qualidade da endoscopia em Caxias e na região. O objetivo da UCE é ampliar o número e o hall de exames endoscópicos oferecidos, em ambiente exclusivo e com equipe especializada. É tornar-se um centro de referência em endoscopia para os médicos, pacientes e para a comunidade em geral”, observa a diretora de Operações de Saúde do Círculo, Isabel Cristina Bertuol. “O Círculo está em constante mudança, aperfeiçoamento e inovação, visando suprir demandas atuais e futuras. Sem dúvida, a UCE é a concretização de um sonho, um grande projeto de expansão e modernização do nosso Hospital”, complementa.
O presidente da Diretoria Estatutária do Círculo Saúde, Ivan Furlan, destaca a importância da concretização desse projeto, não apenas para o Hospital, mas também para toda a comunidade regional. “O Círculo vem construindo parcerias e soluções em saúde para beneficiar, cada vez mais, nossa população das cidades onde atuamos, hoje 33 municípios. A construção do Centro de Endoscopia é mais um exemplo dessa sinergia e desse desejo de promover bem-estar e qualidade de vida em conjunto, pois para sua concretização, o Círculo ouviu ideias e necessidades de diversos parceiros na área médico-assistencial. É um sonho realizado!”, frisa Furlan.
Estrutura e atendimento
A Unidade Centro de Endoscopia do Hospital do Círculo conta com 538 metros quadrados de área, distribuída entre recepção, vestiário de equipe e pacientes, três salas de procedimentos, sala de recuperação, farmácia interna, sala de desinfecção, sala de guarda de equipamentos, sala de laudos e administração. A Unidade terá capacidade diária de até 40 exames endoscópicos e cerca de 12 procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, totalizando, mensalmente, até 800 exames endoscópicos e 240 procedimentos.
O atendimento estará disponível aos clientes do Círculo Saúde, aos beneficiários dos planos que o Hospital do Círculo já atende (SSI, IPAM, BRADESCO, CABERGS, CASSI, entre outros) e também a particulares. Pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) também serão beneficiados por meio do Centro de Assistência à Saúde do Círculo, que organiza e agenda desses atendimentos.