Serviço atende a 49 municípios, incluindo Caxias do Sul, o que representa cerca de 1,3 milhão de habitantes
O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) participou da Tribuna Livre na sessão ordinária da Câmara de Vereadores na quarta-feira (10). O assistente social Rafael Moreira ocupou a tribuna e explanou sobre o serviço prestado.
Rafael agradeceu pela oportunidade e destacou que o Hemocs é um serviço da rede SUS, que tem a função de garantir o acesso ao direito à segurança transfusional, ou seja, o direito de todos a acessar, sempre que preciso, componentes sanguíneos, de forma ágil, de qualidade e com segurança.
“E quem são as pessoas que precisam desse direito? É o motorista do aplicativo que nos leva ao trabalho, o motoboy que traz nossa pizza, nossos vizinhos, pessoas enfrentando câncer… Assim, a segurança transfusional depende de um pacto de solidariedade coletivo que uma comunidade precisa ter consigo mesma”, pontuou.
Rafael ressaltou, também, que a construção do prédio do Hemocentro para atender às necessidades regionais resultou de negociações iniciadas entre vereadores caxienses com lideranças religiosas e acadêmicas, ocorridas no início dos anos 1990.
O assistente social também destacou a possibilidade de a comunidade inserir o Hemocs como entidade beneficiada no Nota Fiscal Gaúcha. As instituições indicadas recebem repasses do programa, conforme os consumidores inserem o CPF na nota fiscal a cada compra.
A participação do Hemocs na Tribuna Livre foi proposta pelo vereador Olmir Cadore/PSDB e aprovada em plenário.
Estoques de sangue nesta quinta-feira (11/08)
A-: 14 bolsas (estável)
A+: 54 bolsas (em alerta)
AB-: 03 bolsas (estável)
AB+: 08 bolsas (estável)
B-: 02 bolsas (estável)
B+: 12 bolsas (estável)
O-: 13 bolsas (em alerta)
O+: 94 bolsas (em alerta)