Suspensão das atividades é permanente
Uma ação coordenada pela Secretaria Nacional do Consumidor levou à suspensão das atividades de 180 empresas suspeitas da prática de telemarketing abusivo.
A iniciativa conta com a parceria dos Procons de todo o país e visa combater as ligações não solicitadas para oferta de produtos ou serviços e foi tomada após o registro de mais de 14 mil reclamações em três anos no Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) e no portal consumidor.gov.br, informou o MJSP.
As medidas foram tomadas após o registro de milhares de reclamações. Para se ter uma ideia, em um dos casos apurados, um idoso alegou ter recebido mais de 3 mil ligações de telemarketing.
Além de interromper o seu almoço e o seu trabalho, as ligações indesejadas podem estar ameaçando a sua segurança: há indícios de que grande parte das empresas tenham praticado o crime de comércio ilegal de dados pessoais.
Agora caso alguma das 180 empresas não suspenda suas atividades, a multa diária é de R$ 1 mil, com o acumulado podendo chegar a até R$ 13 milhões.
Fonte: Agência Brasil