O professor assumirá o cargo a partir de maio no lugar do professor Evaldo Antônio Kuiava
Gelson Leonardo Rech foi eleito como o novo reitor da Universidade de Caxias do Sul (UCS) para a gestão 2022-2026. Sua escolha se deu por unanimidade nesta terça-feira (25), pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS). Gelson, que é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003, será o sucessor do atual reitor, Evaldo Antônio Kuiava, que deixará o cargo depois de oito anos. Rech terá como vice-reitor o também professor e neurologista Asdrubal Falavigna. Ambos assumem o cargo em maio e terão mandato de quatro anos à frente da instituição.
Rech, que é atual chefe de gabinete de Kuiava e também diretor-executivo da FUCS, venceu a chapa de oposição formada pelos professores Alexandre Vieceli, candidato a reitor e, Dagoberto Vanoni de Godoy, a vice-reitor. As candidaturas foram formalizadas em dezembro do ano passado e a votação desta terça foi secreta.
Além de Kuiava, como representante da UCS, votaram Mauro Bellini (representando o governo do Estado), Cláudio Luiz Pessôa de Oliveira, representando o prefeito Adiló Didomenico (Prefeitura de Caxias do Sul), Santiago Ramos (Associação Cultural e Científica Virvi Ramos), Dom José Gislon (Mitra Diocesana), e Ivanir Gasparin e José Quadros dos Santos (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços, com direito a dois votos).
“É uma alegria termos recebido a unanimidade dos votos, isso aumenta, obviamente, nosso compromisso. O conselho confia plenamente em nós. Nossa relação com o Conselho é tranquila, sempre foi, enquanto professores, enquanto gestores, e continuará sendo respeitosa e de muita entrega. A responsabilidade é gigante! Professor Asdrubal e eu pensamos muito quando escrevemos nossas propostas e queremos cumpri-las. Acreditamos que além da confiança, agora declarada pelo conselho, temos uma experiência e uma virtude, força interior de conhecimento para executar nossos objetivos”, declarou Rech.
Entre as ações previstas no plano de gestão desenvolvido pela chapa de Rech e Falavigna, estão a implantação de um projeto de reestruturação dos cursos de graduação, com a finalidade de torna-los mais contemporâneos, atrativos e sustentáveis; ; fortalecer a internacionalização em todas as suas interfaces e, especificamente, criando as condições para implantação da dupla diplomação; consolidar o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS) e a Agência de Inovação (UCS INOVA) e realizar uma revisão do Projeto de Regionalização, definir seu posicionamento na região e assegurar sua expansão.
Conheça o novo reitor e vice-reitor da UCS:
Gelson Leonardo Rech é professor Doutor da Universidade de Caxias do Sul desde 2003. Atualmente, integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação em Educação na UCS. Na Universidade, responde pela Chefia de Gabinete da Reitoria.
Na Fundação, já atuou na gestão do Hospital Geral de Caxias do Sul, de 1997 a 2005; e como diretor-executivo da FUCS, de agosto de 2019 a novembro de 2021. De 2011 a 2014, trabalhou como membro técnico da Comissão de Qualificação dos Cursos de Graduação da UCS.
Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição, é especialista em Administração Estratégica de Serviços pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) com curso de aperfeiçoamento em Gestão Hospitalar. É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas.
Entre as áreas de investigação acadêmica, estão Filosofia da Educação, História da Educação, com olhar sobre a imigração italiana, a educação étnica e acervos, e Epistemologia.
Asdrubal Falavigna é professor Doutor do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul. Atualmente, é diretor da Área do Conhecimento de Ciências da Vida. Na UCS, já atuou como coordenador da graduação em Medicina, de 2008 a 2016, e como coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
Graduado em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989), cursou Neurologia no Serviço de Neurologia da PUCRS, como pré-requisito em Neurocirurgia. Tem especialização em Neurocirurgia, na Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre – Hospital São José. Manteve associação com a Columbia University; Presbyterian Hospital – Nova Iorque, no ano de 1995 e 1996.
Mestre em Medicina (Neurocirurgia), pela Universidade Federal de São Paulo, é doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Coordena a Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia desde 2004.
Entre as áreas de atuação e investigação acadêmica, estão Ciências da Saúde, Medicina, Neurologia, Neurocirurgia e Anatomia Humana.
Fotos: Claudia Velho