Objetivo é fortalecer o trabalho policial durante o período onde há grande circulação de pessoas e dinheiro no comércio
Foi lançada na manhã desta sexta-feira (12), a 2ª edição da Operação Black Friday, em Caxias do Sul. A iniciativa é realizada pelo Sindilojas, em conjunto com o 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e demais forças de segurança que atuam na cidade. O Black Friday ocorre no próximo dia 26, mas as atividades policiais seguem até 30 de novembro.
De acordo com o Sindilojas, a operação visa manter a segurança do comércio lojista e da comunidade nos principais centros comerciais de Caxias. A intenção também é fortalecer a presença das forças de segurança durante a Black Friday, momento que ocorre aumento da circulação de pessoas no comércio.
Outra preocupação da Brigada Militar para o período, é o pagamento da primeira parcela do 13º salário e a proximidade com as festas de Final de Ano, período no qual é apontado uma grande circulação de dinheiro no mercado, com as tradicionais compras de presentes de Natal e outros produtos para as celebrações.
De acordo com o comandante do 12º BPM, major Emerson Ubirajara de Souza, o policiamento ostensivo com cavalos, motocicletas e a pé, é uma das principais estratégias adotadas para coibir o aumento da criminalidade no período de final de ano. Além disso, o major confirmou que as atividades policiais devem seguir até o final do ano, com o lançamento de mais uma operação Papai Noel, da Brigada Militar.
Já a presidente do Sindilojas Idalice Manchini, afirma que a segurança é um pilar fundamental para esse período que há uma expectativa muito grande de retomada das vendas no comércio. Idalice comenta ainda que existe também a demanda retraída do consumidor, que pode influenciar num aumento bastante positivo para as lojas no final do ano.
A operação conta com o apoio das entidades do comércio (CDL, CIC e Sindigêneros) com os órgãos representativos de segurança no município, envolvendo a Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, CRPO Serra e Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Segurança, de Transportes e Mobilidade Urbana.