É obrigatório ter caixa de gordura na pia de cozinha; os próximos bairros a ser fiscalizados serão São Luís e Século XX
Ligações de esgoto estão sendo fiscalizadas em bairros de Caxias do Sul. O serviço, realizado pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), inspecionou ruas do loteamento Reolon nesta quarta-feira (14), e encontrou problemas em 10 residências,
O serviço consiste em encontrar descarte da água de chuva na rede do tipo separador absoluto ou a falta da caixa de gordura, obrigatória em todas as pias de cozinha. Foram vistoriados 66 imóveis nas ruas Carlos Lamp e Guiomar das Neves.
Os proprietários serão comunicados pelo Samae e terão que providenciar a adequação de esgoto nos imóveis.
Século XX e São Luís serão os próximos bairros a receber vistoria. O serviço está marcado para dia 22 de setembro, nas ruas Benvenuto Toss e Atílio Visoná, bairro São Luiz, e na rua José Rodrigues Aguiar, bairro Século XX.
Em caso de dúvidas a população pode ligar para o telefone 115, plantão 24 horas.
Como funciona o serviço de termonebulização
O processo do Samae utiliza um equipamento chamado termonebulizador. Nele, é colocado óleo mineral que se transforma em uma densa neblina que percorre a tubulação que fica no subsolo das ruas, calçadas e residências. A fumaça gerada dentro das redes de esgoto cloacal (esgoto doméstico ou sanitário, gerado por sanitários, pias de cozinhas e banheiros, tanques, lavanderias, chuveiro, etc), ajuda a equipe a encontrar as irregularidades na tubulação. Ou seja, se a fumaça é vista saindo pelas calhas ou bueiros, é sinal de que existe alguma ligação clandestina no local.