A maioria das queixas se deve a encontros festivos em residências
A Operação Dispersão realizada neste final de semana em Caxias do Sul, recebeu 148 denúncias de aglomerações, sendo 80% delas referentes a encontros festivos em residências. As equipes de fiscalização verificaram 42 lugares, entre às 21h de sábado (27) e 5h da madrugada de domingo (28), resultando em 30 notificações. Outras 12 denúncias não se confirmaram.
Os fiscais das secretarias do Meio Ambiente, Saúde e Urbanismo aplicaram dois autos de infração a dois bares por funcionamento além do horário permitido; quatro por consumo de bebida em via pública e um em loja de conveniência. No bairro Colina Sorriso, os fiscais dispersaram uma festa realizada em via pública, que reunia mais de 10 veículos e dezenas de pessoas.
O secretário municipal do Urbanismo, João Uez, faz um apelo aos caxienses: “Renovamos a convocação para que a comunidade não faça, neste momento, este tipo de aglomeração a fim de evitar a proliferação do vírus, o que acaba penalizando diversos segmentos da cidade”.
A Operação Dispersão visa coibir condutas que desrespeitam os protocolos estabelecidos no modelo de distanciamento controlado do governo do Estado e nos decretos do Município, como aglomerações, não utilização de máscaras e consumo de bebidas em espaços públicos. A ação contou também com as participações da Guarda Municipal, da Brigada Militar e Polícia Civil.