Agricultores celebram a chegada da nova estação neste sábado (24), das 8h30min às 10h30min, na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino
Nesta quinta-feira (22), começa a primavera. Para celebrar a chegada da nova estação, os agricultores da Feira Ecológica de Caxias do Sul organizam uma ação especial, durante a feira de sábado (24), na Praça das Feiras, no bairro São Pelegrino. Pela manhã, das 8h30min às 10h30min, haverá distribuição de mudas de hortaliças e temperos. O evento é realizado em parceria com a empresa Viveiros Piccoli, de Farroupilha, a Escola Família Agrícola da Serra Gaúcha (EFASERRA), de Caxias do Sul, e a Prefeitura de Caxias do Sul, por meio das Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente.
Na agroecologia, os cultivos estão conectados com o ritmo da natureza. “Os agricultores que cultivam em regiões de clima temperado, como o nosso, esperam ansiosos a chegada da primavera”, destaca a agricultora da Feira Ecológica, Andrea Basso. “O aumento da incidência da luz solar e de sua intensidade aquecem a terra e propiciam o germinar das sementes. Acontece uma verdadeira explosão de vida, tudo germinando ao mesmo tempo, as sementes que plantamos e as que fazem parte do banco de sementes da terra. Todas crescendo rapidamente devido as condições favoráveis”, explica.
Mudas para a comunidade
A atividade será realizada das 8h30min às 10h30min (a Feira começa às 6h30min e segue até 11h30min). As mudas de hortaliças serão distribuídas à comunidade com apoio da Viveiros Piccoli, da localidade de São João, interior de Farroupilha, que fornece as mudas ecológicas aos agricultores da Feira Ecológica de Caxias do Sul. Das cerca de 10 mil bandejas mensais de mudas produzidas pela empresa, 35% são produção ecológica.
A empresa Viveiros Piccoli atua no ramo há 27 anos e, na primavera, segundo o proprietário Itacir Piccoli, a produção de mudas aumenta. “Nesta época do ano, a procura é maior para tipos de folhosas, repolho, couve-flor, alho, cebola, pimentão, pepino, berinjela, tomate e abóbora”, observa Itacir. Ele administra o cultivo de mudas de hortaliças, temperos e flores em três estufas, que ocupam um espaço de 3 mil metros quadrados, juntamente com a esposa Lídia e os dois filhos, Leonardo e Nicolas. São semeadas aproximadamente 100 variedades de olerícolas, comercializadas a agricultores e estabelecimentos de 20 municípios da região.
As Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente de Caxias do Sul, também apoiam a Feira Ecológica no evento deste sábado.
Orientações
A ação de boas-vindas à primavera contará com a presença de professores e estudantes da EFASERRA, localizada no interior de Caxias do Sul. Eles receberão a comunidade e orientarão os visitantes da Feira sobre formas de cultivo na primavera. “Vamos dar sugestões de como cultivar em espaços urbanos”, adianta a professora e agrônoma, Heloísa Camello.
crédito foto: Rosa Ana Bisinella