A cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton
A Família Salton chega aos 111 anos nesta quarta-feira (25), consolidando-se como líder na venda de espumantes no Brasil e, sobretudo, visando inovação, tecnologia e sustentabilidade. O protagonismo da marca na última década, que cresceu cerca de 70% neste período, é responsável por torná-la referência nacional no mercado de espumantes.
Para se ter uma ideia, a cada 10 espumantes que são abertos no Brasil, quatro são da Salton (Nielsen, 2020). Além disso, seus rótulos são comercializados em mais de 30 países, reforçando o pioneirismo da marca que abre cada vez mais espaço para a exportação de espumantes e vinhos brasileiros.
De olho na diversificação de negócios, a companhia prepara um novo empreendimento enoturístico na Serra gaúcha e planeja, até 2030, atingir o faturamento de R$ 1 bilhão, além de se tornar carbono neutra.
Conquistas da marca
Vinícola mais antiga em funcionamento no Brasil, a Salton é ainda a primeira e única marca brasileira a conquistar o topo do ranking na pesquisa Brazil Wine Brands Power (Wine Intelligence, 2018). Mais recentemente, criou um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola.
Os resultados se expressam por meio de seus rótulos que acumulam mais de 90 premiações nacionais e internacionais, apenas nos três últimos anos. Em julho deste ano, seus espumantes receberam seis medalhas em Londres, em um dos mais importantes concursos de vinhos do mundo, o Decanter World Wine Awards.
E o reconhecimento internacional se reflete também nos indicadores de exportação da marca. Se em 2020 a Salton enviou mais de 1,1 milhão de garrafas para fora do Brasil, a expectativa é que neste ano o mercado internacional se mantenha aquecido, superando os índices já bastante positivos do ano anterior. Isso porque o primeiro trimestre de 2021 fechou com 75% de aumento no volume exportado, comparado ao mesmo período do ano anterior. O principal mercado consumidor da marca, fora do Brasil, é o norte-americano.
Rumo ao R$ 1 bilhão
A companhia enxerga potencial para elevar seus números de produção e de faturamento de forma expressiva até 2030. A meta de R$ 1 bilhão de faturamento representa o dobro do valor previsto para 2021 e é projetada com base no crescimento exponencial registrado nos últimos 20 anos na Família Salton. “A companhia cresceu muito nos últimos anos, com uma impulsão percebida desde os anos 1990. Enxergamos ainda um grande potencial de mercado, já que a qualidade de nossos produtos surpreende cada vez mais paladares pelo mundo afora. Por isso, investimos constantemente no aprimoramento das condições técnicas, mantendo elevados os padrões de qualidade e atendendo às exigências de nossos consumidores habituais, mas já de olho em novos públicos. Observamos, por exemplo, um movimento geracional de comportamento de consumo com os jovens adultos, atualmente, mais dispostos à descoberta do universo dos espumantes e vinhos que nas gerações anteriores”, explica o diretor-presidente, Maurício Salton.
Fonte: Ana Demoliner
Fotos: Augusto Tomasi/ Divulgação