Parte do acervo particular do designer pradense Paulo Sartori será exposto ao público no Margs, em Porto Alegre
Será aberta neste sábado (22), às 10h, no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), localizado na Praça da Alfândega, Centro Histórico de Porto Alegre, a exposição Coleção Sartori: “A arte contemporânea habita Antônio Prado” sob a curadoria de Paulo Herkenhoff.
“Paulo Sartori reuniu conjuntos de obras que permitem discutir e levantar uma agenda sobre as formas de violência na Amazônia, as relações entre identidade e subjetividade, a arte conceitual, uma pintura indisciplinada, o estatuto do objeto, arte, física, entre outros. Portanto, o olhar do colecionador estabelece modos de discutir a arte em resposta aos desafios da atualidade,” relata Herkenhoff.
A mostra contará com cerca de 250 obras de autoria de mais de 100 artistas que integram o acervo particular do designer pradense de 45 anos Paulo Sartori.
Sartori possui atualmente em sua casa cerca de 400 obras adquiridas desde 2014 que se destacam pela representatividade brasileira, em grande parte contemporânea com destaque para a arte gaúcha dos séculos 20 e 21.
As obras ficarão expostas no espaço até o dia 1º de maio e as visitações ocorrem de terça-feira a domingo, das 10h às 18h30min, com entrada gratuita e sem necessidade de agendamento. É necessário o uso de máscara, respeito à distância de dois metros e serão aceitos grupos de até seis pessoas.
“É a primeira vez que essa coleção privada vai a público. Há algum tempo já sentíamos isso, mas só agora é que temos a certeza de que o ato de colecionar é muito mais prazeroso se compartilhado. Sejam bem-vindos à Coleção Sartori!” convida o casal, Nádia Ravanello Pasa e Paulo Sartori.
A exposição possui o patrocínio das empresas pradenses Viprado, Essenza e Água Mineral Bamboo. Possui o apoio de Zipper Galeria, Solaris Corretora de Seguros e Nara Roesler, Produção de Nonô Joris ArteProdutora, financiamento do Pró-Cultura e do Governo do Estado.
Confira mais detalhes sobre o colecionador Paulo Sartori em matéria já publicada em nosso portal, clicando aqui.
Fonte: Repórter Taís Vargas