Doações sofrem as maiores quedas desde o início da pandemia
Os estoques de sangue de Caxias do Sul seguem a níveis baixíssimos devido ao aumento de casos da Covid-19. Com a volta dos casos ativos menos pessoas procuram os centros de doações fazendo com que os estoques diminuam.
Nas últimas semanas foram coletadas menos de 30% das bolsas de sangues necessárias para garantir o atendimento seguro dos pacientes e dos hospitais de Caxias e região.
Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos, mas destaca-se um apelo maior aos doadores de sangue O- e O+ que estão 90% abaixo do estoque mínimo necessário para atender quem mais precisa.
A gerente de captação, Franciele Roso ressalta que pessoas com sangue O negativo doam para todos os tipos sanguíneos, por isso, são chamados de doadores universais e pessoas com sangue O Positivo, doam para todos os pacientes com sangue fator positivo.
A doação pode chegar a mais de uma pessoa, conforme explica Roso. “Uma doação pode ajudar até 4 vidas, o sangue após coletado passa por um processo de centrifugação no qual conseguimos dividir os hemocomponentes e destinar essa doação para até 4 pacientes”.
A gerente finalizou com uma mensagem para a população. “Convidamos a comunidade Pradense e região para virem até o Banco de Sangue em Caxias do Sul realizar a sua doação. Estamos vivendo um dos momentos mais críticos desde o início da pandemia. Por isso, se você se sente bem de saúde nos ajude a levar esperança para inúmeros pacientes que não podem esperar”.
O Banco de Sangue localiza-se no centro de Caxias do Sul, na rua Garibaldi, nº 476. Devido a pandemia o serviço sugere que o doador faça o agendamento, pelo whatsapp e/ou contato pelo fone: (54) 9.9113-4710.
Fonte: Repórter Gustavo Zanotto