Uma das inovações da atividade é a possibilidade de aulas práticas em um simulador de direção
A Escola Pública de Trânsito (EPT), setor vinculado à Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul, promoveu, nesta quinta-feira (19), mais uma edição da atividade Superando o Medo de Dirigir. Trata-se de um minicurso presencial voltado para o incentivo dos condutores que têm dificuldades e fobias em dirigir, apresentando aspectos voltados à trafegabilidade com cuidado e segurança.
A palestra trouxe para o público um bate-papo com os fiscais de trânsito atuantes na EPT. O gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz, manifestou que a atividade foi produtiva, apesar da baixa adesão. Salienta que a procura pelo Superando o Medo de Dirigir é intensa e há lista de espera em todas as vezes que a palestra é oferecida. Apesar disso, nem todos os inscritos comparecem. Dos 30 inscritos para a edição desta semana, somente 21 participaram.
Ainda conforme a Secretaria, quem também participou da atividade foi o psicólogo William Fiuza. Fiuza prendeu a atenção do público presente com diálogos sobre o enfrentamento de medos e o autoconhecimento. “Quando pensamos na superação do medo de dirigir, uma das estratégias é a exposição gradual, que consiste de pequenos avanços, para que a pessoa se sinta confortável. Quem participou ontem deu um passo muito importante, pois as pessoas puderam entrar em contato com o depoimento de outros participantes. Ouvir e falar sobre esses aspectos faz com que, gradualmente, a pessoa consiga enxergar a si mesma como motorista”, apontou Fiuza.
Uma das inovações do Superando o Medo de Dirigir em 2022 é a possibilidade de aulas práticas em um simulador de direção. O equipamento é fruto de uma parceria entre a Escola Pública de Trânsito e a empresa Realdrive Tech, que já é parceira da EPT em outras ações.
Fotos: Escola Pública de Trânsito, Divulgação