O Banco de Sementes Crioulas estava entre os 15 projetos de escolas do estado expostos na Feira
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental São João Batista de La Salle localizada em Vila Segredo interior de Ipê, foram representados pela aluna do 8º ano da escola, Júlia Dalsasso apresentaram um Banco Agroecológico de Sementes na 45ª Expointer em Esteio que ocorreu de 27 de agosto a 4 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil. A instituição esteve presente representando a 23ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Vacaria, a qual a instituição pertence.
A professora, Mariele Serafim que acompanhou os estudantes até a Feira explica que este Banco possui o objetivo de auxiliar agricultores a estocar e acumular alguns tipos de sementes de suas propriedades para o caso de uma catástrofe ambiental como um alagamento, estiagem, entre outros sinistros que possam prejudicar suas produções e assim garantir a variedade, produção e a biodiversidade da região. “Nós fizemos o projeto e enviamos a CRE que encaminhou a Ceduc e assim ele foi selecionado juntamente a outras iniciativas de 15 diferentes escolas do estado.”
A professora foi responsável por elaborar a parte teórica e parte da área prática junto aos estudantes e contou também com a ajuda de outros educadores que auxiliaram os alunos na construção de uma maquete, organização de trabalhos e fôlderes para serem entregues no dia.
As sementes que constituem o trabalho apresentado foram cedidas pelos pais dos próprios alunos e do agricultor Vilmar Menegat que possui um Banco de Sementes Crioulas e atua na agricultura familiar. Os alunos visam futuramente construir um maior que contemple a toda a comunidade.