A instituição localizada no bairro Petrópolis possui mais de 500 alunos e atende cerca de 56 bairros; a homenagem foi proposta pela Câmara de Vereadores
Os 50 anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Caldas Júnior foram celebrados em sessão solene da Câmara Municipal de Caxias do Sul, realizada na noite desta quarta-feira (24), no plenário da Casa. Conduzida pela presidente do Legislativo, vereadora Denise Pessôa, a cerimônia reconheceu o papel do educandário, para a educação local. O deputado estadual Gilberto Pepe Vargas prestigiou a solenidade.
A vereadora suplente, Rose Frigeri se fez presente, já que a homenagem resultou de proposição dela, quando estava no exercício do cargo. Coube à vereadora Estela Balardin fazer o pronunciamento em nome do Legislativo. Para Estela, o ambiente escolar está marcado por lembranças, afetos e aprendizados, sendo um lugar de gente e amigos.
Depois de receber placa do Legislativo, alusiva ao meio século de aniversário da instituição de ensino, o diretor da instituição, professor Tiago Scopel, dirigiu-se à tribuna, para breves agradecimentos. Exaltou a memória de Caldas Júnior, fundador do jornal Correio do Povo e que dá nome à escola. Salientou que, ao longo da história, o colégio se constituiu como lugar de aprendizado, com qualidade, carinho e respeito.
Sobre a Caldas Júnior
O Grupo Escolar Caldas Júnior surgiu da necessidade de haver uma escola, no Bairro Petrópolis, para atender ao número de estudantes dessa comunidade. Atualmente, abrange desde a Educação Infantil até o final do Ensino Fundamental, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
São 505 estudantes no diurno e outros 45 alunos no turno da noite, moradores de, aproximadamente, 56 bairros da cidade. Além dos 550 estudantes, a escola conta com 60 professores e oito funcionárias.