A Unidade Básica de Saúde fica na rua Pinheiro Machado, região onde há uma superpopulação de pombo
A limpeza externa realizada na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro de Saúde, em função do acúmulo de fezes de pombos, resultou na coleta de 500 litros de resíduo infectante. A limpeza, realizada por empresa terceirizada, exigiu a utilização de sete litros de saneante concentrado, produto específico para a remoção da matéria orgânica e limpeza do prédio. A UBS fica na Rua Pinheiro Machado, Centro, região que enfrenta a superpopulação de pombos.
O trabalho ocorreu entre quarta e sexta-feira (31 a 2) e necessitou de lava a jato e de um caminhão com plataforma elevatória para fazer a limpeza das áreas mais altas. A Unidade permaneceu isolada até a conclusão do serviço e destinação de todos os resíduos.
Na última semana, a Prefeitura anunciou medidas mais severas para controlar a superpopulação de pombos, como o aumento da multa para quem alimentar as aves e a conscientização sobre doenças transmissíveis. Os pombos são transmissores de doenças graves, que podem exigir longos períodos de recuperação, incluindo em muitos casos cirurgias e internações em unidades de terapia intensiva, além de danos irreversíveis, como cegueira.