Algumas famílias de produtores afirmam ter perdido toda a sua plantação de pêssego, ameixa e maça
Representantes das principais entidades do segmento agrícola se reuniram na manhã desta terça-feira (21) para organizar o levantamento de prejuízos do temporal que atingiu os distritos de Vila Oliva e Santa Lúcia do Piaí, no interior de Caxias do Sul, na manhã de segunda-feira (20).
A chuva com granizo deixou casas, galpões e pomares danificados. Alguns produtores afirmam ter perdido toda a sua plantação de pêssego, ameixa e maça. O temporal começou por volta das 7h e durou cerca de 10 minutos, com características semelhantes ao tornado ocorrido na mesma região em 2017.
A principal definição do encontro foi um cronograma de vistorias. Os técnicos e demais representantes das entidades vão elaborar um levantamento das perdas nas lavouras, pomares e também nas estruturas danificadas pelo temporal.
“Fizemos esta reunião em caráter emergencial, para que, juntas, as equipes possam se organizar melhor e obter mais agilidade no levantamento das perdas, principalmente na agricultura”, explica Rudimar Menegotto, titular da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
Após o encontro foi anunciado que o município vai declarar situação de emergência. Também foram alinhados os encaminhamentos necessários para atender as famílias atingidas. O gabinete de crise reiterou que as secretarias farão um levantamento, dentro de sua área, como perdas nas lavouras, qualificando e quantificando os prejuízos causados e o que precisa ser providenciado, como materiais de construção e laudos.
A reunião, que foi promovida pela Smapa, contou com a participação do seu titular, Rudimar Menegotto; gestores e técnicos da pasta; o presidente do Sindicato Rural, Valmir Susin; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares, Benardete Boniatti Onsi; e o técnico do escritório municipal da Emater – Ascar/RS, André dos Santos Kieling.
Fotos: Alexandra Baldisserotto e Ederson de Oliveira