Manifestantes se reuniram em frente ao Hospital Geral na manhã desta sexta (9)
Centenas de profissionais da Enfermagem se reuniram nesta sexta-feira (9) em Caxias do Sul para manifestar pelo piso salarial da categoria, suspenso por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no último domingo (4). A concentração iniciou em frente ao Hospital Geral, por volta das 11h, e se estendeu até a BR-116, onde enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras, além de apoiadores, permaneceram até as 14h.
O ministro Luís Roberto Barroso, do STF, suspendeu, por meio de uma liminar, o piso que já havia sido aprovado. A decisão do magistrado é liminar, ou seja, provisória. Os manifestantes pedem que a liminar que impediu a fixação do piso seja derrubada.
Carregando cartazes com palavras de ordem, como: “vamos parar”, “estamos sobrecarregados”, “não parou, mas vamos parar” e “sem enfermagem nenhum hospital funciona”, a manifestação reuniu profissionais de diversos hospitais do município e cidades vizinhas. Um das pistas da rodovia federal ficou bloqueada, com orientação do trânsito sendo realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O novo piso que havia sido aprovado no Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República, seria pago pela primeira vez nesta segunda (5) e foi fixado em R$ 4.750. O valor também serve de referência para o cálculo do mínimo salarial de técnicos de enfermagem (70%), auxiliares de enfermagem (50%) e parteiras (50%).