“Braço direito” da Medicina estes profissionais atuam na linha de frente em prol da vida
Hoje, 12 de maio, é reconhecido como Dia Internacional da Enfermagem e a Rádio Solaris presta homenagem a uma profissão crucial no dia-a-dia e principalmente em meio a pandemia que o mundo enfrenta.
O enfermeiro é o profissional que atua na área da saúde, acompanha, cuida de pacientes e presta assistência na aplicação correta do tratamento médico. Muitas vezes é este profissional quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises.
Esta também é a missão de Elizandra Bressan Candiago, atual secretária da Saúde do município de Ipê. A profissional já foi técnica de enfermagem, posteriormente se formou em enfermagem, exercendo sua função no Hospital Pompéia, em Caxias do Sul e mais recentemente no Hospital São José, em Antônio Prado. “Estou enfrentando esse desafio agora como Secretária da Saúde, mas com o coração de enfermeira”, destacou. Também é professora de enfermagem na Faculdade de Antônio Prado (FAP).
“Parabenizo todos os enfermeiros pelo seu dia, pela dedicação diária na missão do CUIDAR. Também sou enfermeira e trabalho nisso com muito orgulho”.
DESAFIOS DA PANDEMIA
Elizandra iniciou sua função de Secretária da Saúde em Ipê no início deste ano e logo teve que enfrentar os desafios da pandemia do novo coronavírus.
Anteriormente, como enfermeira, enfatizou a questão da exaustão da equipe, o medo do desconhecido, incertezas, falta de disponibilização de recursos financeiros no auxílio à pandemia e burocratização do sistema público. “Em meio a tantas incertezas, tenho em mim o coração de enfermeira para conseguir levar adiante e enfrentar este grande desafio.”
Fonte: Leandro Schiavon e Taís Vargas