Governador ratificou que não pretende concorrer à reeleição
O governador gaúcho Eduardo Leite foi o palestrante em evento da CIC Caxias (Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul) na manhã desta sexta-feira (18), na sede da entidade. Para um público de aproximadamente 200 pessoas, Eduardo Leite apresentou um panorama dos desafios que ainda restam às finanças do Rio Grande do Sul passada a fase do ajuste fiscal de curto prazo. “O Rio Grande do Sul virou o jogo” foi o tema de sua palestra.
Depois de elencar as principais medidas que levaram o estado ao equilíbrio fiscal, como redução de gastos e pagamento dos salários dos servidores em dia depois de 57 meses de atraso, o governador mencionou a dívida com a União e a dívida com precatórios como duas situações que ainda deverão ser resolvidas nos próximos anos, especialmente a regularidade e pontualidade nos pagamentos.
Eduardo Leite disse ainda acreditar que o Rio Grande do Sul vive um novo ambiente econômico, com menos burocracia e mais digitalização, facilitando a vida do cidadão e do empresário. Como consequência, o Rio Grande do Sul melhorou no ranking de abertura de empresas, mais de 18 mil normas foram revogadas e mais de duas mil estão sendo atualizadas e modernizadas.
Também de acordo com ele, o estado retomou a capacidade do investimento público. A projeção, acrescentou Leite, é de R$ 5 bilhões em investimentos com recursos próprios no ano de 2022. “O governo gaúcho volta a fechar o ano no azul, com superávit de R$ 2,55 bilhões”, comemorou, referindo-se ao resultado das reformas, privatizações e aumento de arrecadação.
Vocação para a vida pública
Em relação ao cenário político, e após ser provocado pelo presidente da CIC Caxias, Celestino Oscar Loro, para que revelasse seu futuro político, Eduardo Leite ratificou que não pretende concorrer à reeleição. “Eu tenho sido demandado por diversas pessoas que entendem que a reeleição seria interessante. E agradeço, isso me envaidece, sou um ser humano, e tenho minhas vaidades também, como qualquer um. Mas entendo que minha missão foi e está sendo cumprida neste período, e que a gente pode passar o bastão adiante, garantindo a continuidade do projeto para o estado. Mais importante do que a pessoa, é o projeto”, afirmou Eduardo Leite.