De acordo com dados do Serasa, 79% dos lares brasileiros estão com dívidas em atraso
De acordo com dados divulgados pelo Serasa, 79% dos lares brasileiros apresentam dívidas em atraso. A pesquisa considera dívidas a vencer no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa.
O cartão de crédito segue sendo p principal vilão do orçamento, com 85,3% em agosto, mesma proporção de julho. Nos últimos quatro meses, o endividamento nos carnês subiu 1,8 ponto percentual, alcançando 19,8%.
Especialistas orientam os usuários de cartões de crédito a fazerem uma análise da vida financeira e reorganizar todos os seus gastos.
Tomar cuidado com o número de cartões de crédito: não existe um número limite ou ideal de cartões de crédito, ficar atento às datas de vencimento, usar os benefícios governamentais, anotar todos os seus gastos são algumas dicas importantes para manter o orçamento saudável.